sábado, 13 de outubro de 2012




O currículo é um campo permeado de ideologia ,cultura e relações de poder .Segundo Moreira e Silva (1997)podendo afirmar que a ideologia ``é a vinculação de ideias que transmitem uma visão do mundo social vinculado aos interesses dos grupos situados em uma posição de vantagem na organização social´´Ou seja os aspectos sociais devem ser considerados nas discussões sobre o currículo.
     Nos textos de Pucci e Sguissard (1989) tanto um autor como o outro deixam transparecer a relação educação, trabalho e o currículo,eles defendem um currículo voltado para a politecnia pois para eles a qualidade de ensino não é obra apenas da relação professor/aluno ,mas também da estrutura de produção das relações de trabalho.Já para   Kuezer a proposta de educação ideal seria a que a classe trabalhadora ocupasse  a sua   hegemonia educacional  no qual  o seu processo de formação levassem em conta as relações sociais ,as condições de vida e de educação.


Questões para refletir
Para você qual o papel da escola ?Será possível a formação do aluno ,sem que se foque na formação para a mão de obra?

È possível uma educação na qual o aluno receba o aprendizado de cidadão e não de operário ,Como almejava Spindel (1985)

Referências bibliográficas :Santos,Adriana Regina de Jesus 
Currículo conhecimento e cultura escolar/Adrina Regina de Jesus Santos .São Paulo :
Person Prentice Hall,2009








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